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Quase todas as classes tem um palhaço – aquele aluno que sempre faz
ou diz algo que chama a atenção para si mesmo. Determinado a ser o
centro das atenções, ele persiste com suas piadas ou respostas
inteligentes até que finalmente recebe a atenção que deseja. Em
situações extremas, o seu comportamento acaba incentivando outros alunos
a seguir seu exemplo e se envolverem em brincadeiras .
Embora outras crianças pensem que o palhaço da turma é engraçado –
e sua reação a ele muitas vezes reforça o seu comportamento – o
professor raramente vê esta situação como uma coisa engraçada. Isso
porque as palhaçadas muitas vezes interrompem a aula e interferem com
as lições. O palhaço da turma é perito em chamar a atenção dos outros
alunos impedindo a concentração nas atividades escolares. No processo,
ele muitas vezes não consegue fazer as suas próprias tarefas pois
utiliza o tempo para divertir a turma.
Repreensões muitas vezes têm pouco impacto sobre o palhaço da
turma. Com efeito, ele pode até desfrutar da atenção, mesmo que seja sob
a forma de um comentário negativo. Embora possa ser possível ignorar
algumas de suas travessuras menos perturbadoras, o Professor precisará
ser mais ágil e estar atento quando observar que os gracejos do palhaço
está desviando a atenção dos outros alunos.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Ter uma conversa cara-a-cara com o aluno. Levar o aluno de lado e
perguntar por que ele está agindo desta forma. Faça isso de uma maneira
calma, emocionalmente neutra – sem raiva ou sarcasmo – para que ele
sinta-se confortável falando com você. Deixe os comentários dele
orientar a sua resposta, o que pode incluir um simples apelo, da sua
parte, para que ele coopere com você, ajudando o aluno a entender que
seu comportamento interfere com o andamento da sala de aula e com o
aprendizado dos alunos. Deixe-o saber que há um tempo e lugar para
palhaçadas e suas aulas não são nem o tempo nem o lugar.
Desenvolver um sinal não-verbal para alertar o aluno quando o seu
comportamento cruzar a linha do aceitável. O aluno pode precisar de sua
orientação – talvez um sinal não-verbal simples – para desenvolver o
autocontrole e aprender quando parar. Fale com ele em particular e
decida sobre um sinal que será dado quando você observar que ele vai
aprontar. Algumas possibilidades incluem uma pausa enquanto estiver
falando, levantar as sobrancelhas, menear a cabeça. Talvez, ainda, seja
necessário dizer o nome dele para chamar sua atenção antes de sinalizar
a ele, entretanto não pare a aula para a repreendê-lo. A idéia é
fornecer um lembrete sem interromper o fluxo de sua lição.
Afaste o público do palhaço – O palhaço da turma, sentir-se-á
muito seguro se tiver outros alunos dando-lhe atenção. Você pode
reduzir o impacto das palhaçadas se conversar e conscientizar a turma
das consequências que essas interrupções estão acarretando para o
aprendizado deles. Encontre um momento em que o aluno esteja fora da
sala e converse brevemente com a turma, pedindo-lhes a cooperação para
não corresponderem às brincadeiras, gracejos e palhaçadas. Se os alunos
cooperam, certifique-se de fazer o mesmo e seguir em frente com as
lições e atividades do dia.
Fique perto do aluno. Se você já observa que o aluno que faz as
palhaçadas está fazendo mençao de levantar-se para fazer algo, procure
deslocar-se em sua direção. Não pare sua aula, se estiver explicando
algo, continue, porém, dirija-se até o aluno mantendo contato visual com
ele por um minuto ou dois. Sua presença, provavelmente, será suficiente
para acalmá-lo e dissuadí-lo. Em geral, deslocar-se de forma
imprevisível é uma excelente tática para ser utilizada durante as aulas.
Proporcione ao aluno atenção positiva. Se você concluir que o
comportamento do aluno que faz as palhaçadas é destinado a obter a sua
atenção ou dos colegas, procure oportunidades para prestar atenção
quando ele exibe um comportamento positivo ou apresenta bom desempenho
em suas tarefas. Assim, você encontra outras maneiras de destacar suas
realizações para a turma, focando a atenção para comportamentos
positivos, isso pode contribuir para que o aluno fique menos compelido a
utilizar de táticas inadequadas para chamar a atenção de forma
incorreta.
Identificar os momentos das palhaçadas. Observe as circunstâncias do
comportamento dos alunos. Preste atenção ao que acontece antes e depois
dos incidentes, quando estes geralmente ocorrem, e onde os alunos estão.
Você pode observar que suas travessuras são piores em determinados
momentos do dia – durante uma aula em particular, no dia que antecede as
provas, ou nos períodos de apresentação de seminários, por exemplo.
Reconhecer quando esse aluno está fazendo as palhaçadas pode levar você a
entender por que ele está fazendo isso. Ele poderia estar atuando
porque acha que as atividades são chatas, tediosas ou ainda difíceis.Ele
pode sentir-se confuso sobre o que fazer, ou porque tem dificuldade
de se concentrar por um período de tempo. Identificar a razão para esse
comportamento poderia sugerir a necessidade de ajustar o nível de
desafio das atividades, a duração ou o modo de apresentar as lições.
Palco Dirigido – As palhaçadas só são negativas quando atrapalham a aula
e provocam situações de indisciplina e desordem, e isso ocorre quando o
aluno palhaço está no controle. Porém há uma outra maneira do Professor
assumir esta posição: assumindo o controle de quando ocorrerão os
momentos de “ palco” , ou seja, aqueles momentos onde serão permitidos
mais livremente, as brincadeiras e colocações humorísticas. Para isso o
Professor deve selecionar atividades em que os alunos, e neste caso,
todos os alunos, terão o seu momento de exibição e expressão e isso é
possível em qualquer disciplina e com qualquer conteúdo.
Considere aplicar as conseqüências. Se o problema persistir, dar ao
estudante um aviso e, em seguida, fornecer uma conseqüência. Algumas
medidas disciplinares possíveis incluem perder parte do intervalo ,
perder um privilégio ou desenvolver algum serviço voluntário dentro da
Escola, tudo previamente definido com Coordenação/Direção e notifcado
aos Pais e Alunos no início do ano.
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