Entre no endereço abaixo e leia o artigo na íntegra, apresenta estratégias pedagógicas para combater o bullyng, muito bom!!!! |
Giovanna Marget Menezes Cardoso e Mônica Cerqueira Ribeiro
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publicado em 01/11/2010
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A
intolerância, a ausência de parâmetros que orientem a convivência
pacífica e a falta de habilidade para resolver os conflitos são algumas
das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a
matéria mais difícil da escola não é a matemática ou a biologia; a
convivência, para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a
matéria mais difícil de ser aprendida. (FANTE, 2005).
RESUMO
Tratar
do tema violência constitui-se algo complexo, devido o fato deste tema
envolver conceitos polissêmicos que variam de acordo com o contexto de
cada sociedade, assim como pela sua amplitude, que envolvem desde
pequenas incivilidades até agressões mais graves. Ao nos reportamos para
o espaço escolar detectamos um tipo de violência especifica, que ocorre
de forma repetitiva e intencional, conhecida como Bullying. Vivenciado todos os dias em escolas de diversas partes do mundo, o bullying,
vem camuflado na forma de “brincadeiras” que consistem em colocar
apelidos, ofender, zoar, gozar, humilhar, discriminar, excluir, isolar,
ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar,
tiranizar, dominar, agredir verbalmente e fisicamente, quebrar
pertences, e tantos outros atos que tenham como objetivo constranger e
causar sofrimento naqueles que se constituem suas vítimas. O bullying se
constitui um tema que tem sido muito veiculado pela mídia na
atualidade, os estudos sobre a problemática tem despertado os
profissionais de educação para a necessidade de voltar suas atenções
para esse fenômeno que vem se expandindo cada vez mais nas escolas do
Brasil e que muitas vezes é confundido com indisciplina ou com
brincadeiras próprias da idade. Assim, esta produção reflete sobre as
ocorrências do fenômeno no espaço escolar, suas características, as
implicações que este fenômeno acarreta para os envolvidos e para a
escola, e o que as instituições escolares podem fazer para desenvolver
ações que combatam essa problemática.
Palavras chave : Bullying, espaço escolar, estratégias de combate.
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