Resumo de texto que ressalta importância do Conselho de Classe e a autora dá algumas sugestões para se tornar mais eficaz. (Caso queira ler na íntegra, abaixo endereço do blog.)
Qual a finalidade do Conselho de Classe :
A palavra “ conselho” vem do latim consiliu
e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes
significados: 1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer. (...) 7
Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias,
presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino.
(...)
Bem, o Conselho de Classe é uma reunião
avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo
ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho
dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação
da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo,
a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Reflita por um momento: um Conselheiro preparado
poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de deliberar. Já um Conselheiro
despreparado, relapso com suas funções, incompetente na sua área de atuação e
negligente com suas tarefas jamais poderá contribuir com soluções para o
crescimento dos Alunos, da Equipe ou da Instituição.
Que tipo de Conselheiro você desejaria ter ao seu
lado no próximo Conselho de Classe ?
Sugestões para um Conselho de Classe eficaz:
A grande maioria das Escolas está utilizando um
modelo de Conselho de Classe que não funciona, ou que não atende totalmente aos
objetivos de um Conselho de Classe, o qual não se restringe apenas a
discutir notas ou comportamentos dos alunos.
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito
anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
- Aprendizagem dos alunos
- Desempenho dos docentes
- Resultados das estratégias de ensino empregadas
- Adequação da organização curricular
- Outros aspectos referentes a esse processo
Abaixo algumas sugestões para você estruturar seu
próximo Conselho de Classe:
. Pré-Conselho com a Turma:
– Rendimento Turma: logo após as
provas realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir
o avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala),
comportamento, participação, comprometimento, etc.
- Rendimento Professor: peça para a turma
Avaliar o seu Desempenho no que refere-se a: Metodologia utilizada,
Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala,
etc.
- Metas/Combinados: discutam intervenções para
implementar as mudanças que forem necessárias para a correção dos problemas
levantados por ambos os lados
. Diagnóstico da Turma:
Você já elaborou o diagnóstico de cada aluno
no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve para
os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem discutidos.
Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados alcançados, outras
questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se Você conhece o seu
aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam totalmente a par de
determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença na hora de ponderar a
melhor intervenção.
. Conselho em 2 Atos:
Neste caso o Conselho seria realizado em 2 momentos
distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença de Representantes de
Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.
Obs: Caso a Turma já tiver realizado o Pré Conselho
com o Professor em Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar o
Conselho de Classe em 2 Atos.
1º. Ato: Participação Representantes de Turma
(debate de questões relativas a Turma)
Neste momento ocorreria a participação de
Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre as
mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que refere-se
a didática do Professor, metodologia, postura, etc.
Os Professores, por sua vez, colocariam as questões
que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos debateriam algumas
proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem adotadas. Seria
registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este momento seria
finalizado.
2º. Ato: Conselho apenas com Professores
Neste momento o Conselho seria realizado apenas com
os Professore, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos
individuais dos alunos, bem como os demais assuntos.
CONCLUSÃO:
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir
os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem os
alunos e o processo de ensino.
Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas
falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo.
Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a
autocrítica dos professores.
O que o professor diz na autocrítica deve servir como
elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas,
confrontar o problema com os que os outros professores também apresentam para,
juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a
avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar
melhor o seu trabalho.
Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus
reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:
• Promove uma visão abrangente do papel da
avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valoriza o progresso individual do aluno, seu
comportamento cognitivo, afetivo e social ;
• Reconhece o contexto familiar em que o aluno está
inserido;
• Incentiva a auto-análise e auto-avaliação dos
profissionais de ensino;
• Propicia mudanças tanto na prática
docente, no curriculo e na dinâmica escolar;
• Traça metas para que as mudanças sugeridas sejam
efetivamente realizadas.
Há outros problemas sérios que contribuem para o
fracasso escolar, tais como a negligência da família, a capacitação deficiente,
a falta de estrutura, a indisciplina, etc, etc.
Por outro lado não podemos cair na armadilha de que
tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições
às vezes de mudanças significativas, com as reais condições de um instrumento
que a escola já apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o
Conselho de Classe.
Bibliografia :
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo:
Cortez, 1988.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do
professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas
do caminho. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma
introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
_____. A produção do fracasso escolar: histórias de
submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
Retirado do endereço: http://www.sosprofessor.com.br/blog/como-fazer-o-conselho-de-classe/ acessado em 04/07/2012 às 15H30min.
Menina, muito bom esse texto, vou usá-lo na AC com os professores que coordeno. O texto traz excelentes dicas a cerca do conselho e como utilizar esse dispositivo a favor da aprendizagem dos estudantes. Valeu!!
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